Sugestões de Leitura

daysgallerya1






Days of War, Nights of LoveCrimethInc

Fantástica coleção de ensaios e artigos co coletivo anarquista estadunidense CrimethInc.

Quem não se importa de ler na rede, pode ler os textos clicando neste link.

deus-um-delirio

Deus, Um Delírio (God, A Delusion) – Richard Dawkins

Neste livro, Richard Dawkins, biólogo evolucionista, não tenta provar que Deus não existe. Pois afinal, como ele mesmo diz, também não podemos provar que unicórnios, gnomos e fadas dos dentes não existam, mas não temos nenhum motivo para acreditar neles. O que ele argumenta, de forma bem convincente, é de que é apenas mais sensato não ter essa fé cega. Sem dúvida, devemos sempre questionar o conhecimento que nos é passado, para termos certeza de que não estamos apenas perpetuando preconceitos ou tradições absurdas.

images3

Eu, Primata (My Inner Ape) – Frans de Waal

Será que somos tão diferentes dos outros animais como gostaríamos de pensar? Antigamente nos diferenciávamos por dizermos que éramos a única espécie a criar ferramentas. Isso já se provou não ser verdade. Já dissemos que éramos os únicos animais racionais, o que tampouco é verdadeiro. Muita gente ainda mantém essa crença de que somos “especiais” dizendo que somos os únicos capazes de realizar o verdadeiro altruísmo. Como explicar então o modo como um chimpanzé ajuda um pássaro com a asa machucada a alçar vôo? Por quê um gorila ajudaria e embalaria no colo uma criança humana que caiu no fosso do zoológico? Recomendo a leitura desse livro.

images2

Soluções Sustentáveis – Permacultura Urbana

Esse livro é ótimo para quem quer diminuir seu impacto no ambiente, sem abrir mão de uma vida urbana. Jardins urbanos, composteiras e outras dicas bem úteis para os animais urbanos.

Dá para comprar aqui.

The Rough Guide to Ethical Shopping – Duncan Clark
Boicotes funcionam? É melhor comprar produtos locais? Como ser um consumidor ético? O Guia para Compras Éticas da série Rough Guides procura dar clareza e paz de espírito para a hora das nossas compras. O que evitar, o que procurar, este livro trata das conseqüências das nossas compras, desde alimentos, vestuário, finanças, viagens, casas, até cosméticos e outras coisas supérfluas. Não é fácil saber o que comprar: pesticidas, testes em animais, maquiladoras, aquecimento global, as conseqüências do consumismo irresponsável podem ser nefastas. E um bom lugar onde começar é comprando menos, mas esse livro é uma compra que vale a pena.

A Vingança de Gaia – James E. Lovelock

Até onde sei, James Lovelock foi uma das primeiras pessoas a alertar a população sobre o aquecimento global. Ninguém deu bola. Agora ele afirma que não podemos mais evitar o aquecimento global, apenas freiá-lo e a única forma rápida o suficiente para termos algum sucesso é a energia nuclear, que não emite gases de efeito estufa. Enquanto isso, no Brasil, o Lula e seu PAC estão criando novas termelétricas.

images3.jpeg
O Macaco Nu – Desmond Morris (1967)

Desmond Morris é zoólogo e etólogo britânico e dedicou boa parte da sua vida a estudar o ser humano e seu comportamento, constantemente comparando-o com os animais não-humanos, principalmente outros primatas. Ótima lição de humildade, principalmente para aqueles que esqueceram de onde viemos ou então mataram as aulas de biologia no ensino médio.

Compre o livro usado em um sebo!

acfepbfpw.jpg

The Consumer’s Guide to Effective Environmental Choices – Union of Concerned Scientists (1999)

Em tempos tão caóticos e que as pessoas estão abertas a mudar de comportamento para diminuir seu impacto no planeta, seria bom que esse livro fosse mais divulgado. Até onde sei não foi publicado em português, mas o título traduzido seria: O Guia do Consumidor para Escolhas Ambientais Eficientes. Foi elaborado pela União dos Cientistas Preocupados, uma ONG que luta proteção do meio ambiente e por um mundo mais seguro. O livro compara as atividades humanas que geram mais destruição do meio ambiente e dá dicas, baseadas em fatos científicos, de que ações podemos tomar que causaram uma maior redução do nosso impacto.

O livro pode ser comprado pela internet e dá também para ler o primeiro capítulo do livro online.

fast-food-nation.jpg 174276.jpg
País Fast Food – Eric Schlosser (2002)
(Fast Food Nation)

Na nossa ânsia de progresso, copiamos os países industrialmente mais desenvolvidos em tudo até no que eles têm de pior. No caso do “fast food”, importamos até o nome. Em País Fast Food, o jornalista norte-americano Eric Schlosser expõe toda a podridão por trás de cadeias de fast-food como McDonald’s e Burger King. Ele relata o fato de a carne dos hambúrgueres estar contaminada com fezes e bactéria E. Coli (Escherichia coli) devido à uma linha de produção mais rápida que o sugerido para que se tomem mínimos cuidados, pois ao serem removidos às pressas os intestinos dos bois acabam se rompendo e liberando o seu conteúdo (esterco). Schlosser relata que um estudo do Ministério da Agricultura dos E.U.A. apontou que 78,6% da carne moída analisada continha micróbios que se espalham principalmente por matéria fecal. O jornalista comenta também a exploração de imigrantes mexicanos ilegais, que sofrem acidentes como amputações na linha de produção e não recebem indenizações, e até os chamados McJobs.

Priorize sempre livrarias pequenas e independentes, mas este livro também está a venda na internet.

images3.jpeg

The Corporation – Joel Bakan (2004)

Por trás de todas aparentes boas intenções que as grandes empresas aparentam, existe um mundo sujo. Esse livro fala desde a origem das grandes corporações, os principais “efeitos colaterais” das grandes corporações que povoam o mundo moderno. Monsanto, GM, IBM, Nike, Adidas, o que significa a existência de empresas tão grandes? Indispensável.

images4.jpeg

Uma Breve História do Homem – Michael Cook (2004)
(A Brief History of the Human Race)

Por que a humanidade chegou onde chegou e como chegou? Por que não foram os polinésios que dominaram o mundo, mas os europeus? Por que as primeiras civilizações se desenvolveram? Por que as civilizações pré-colombianas não eram mais avançadas que as européias? Esse livro procura responder a um monte de porquês e conta a história do mundo através de uma visão geral. Ótimo para quem gosta de ter conhecimentos gerais.

images.jpeg

Libertação Animal – Peter Singer (1975)
(Animal Liberation)

Temos nós o direito de fazer o uso dos animais a nosso bel-prazer? Sem levarmos em conta os seus direitos numa sociedade que se diz igualitária? Peter Singer, professor de bioética na Universidade de Princeton no Estados Unidos, argumenta lógica e racionalmente sobre o tema.

images2.jpeg

Sem Logo – Naomi Klein (2001)
(No Logo)

A globalização é boa? Boa pra quem? O que acontece quando tudo está a venda? Corremos o risco de perdermos nossa liberdade e individualidade para nos tornarmos mais um consumidor? Um livro denso e com muita informação, capaz de mudar vidas, e é considerado por muitos como a Bíblia do movimento anti-globalização.

Anúncios

19 Comentários on “Sugestões de Leitura”

  1. Mario T disse:

    No Logo é uma excelente leitura.

  2. Curioso disse:

    “The Corporation – Joel Bakan (2004)”

    “(…) Esse livro fala desde a origem das grandes corporações, os principais “efeitos colaterais” das grandes corporações que povoam o mundo moderno.”
    (desde que grandes corporações começaram a povoar o mundo moderno e os principais “efeitos colaterais”, é isso?)

    “Monsanto, GM, IBM, Nike, Adidas, o significa a existência de empresas tão grandes.”
    (o significa o quê?)

  3. Luã disse:

    Muito interessante as sugestões

    adorei

    ,mas a dúvida ainda é onde encontrar tais livros
    … e que não seja por internet

    e tanto The Corporation e Fast Food Nation
    existe o filme

    estou atras de The Corporation
    e Fast Food Nation …
    eu já não gostei

    ;D

  4. Marcelo disse:

    A maioria desses livros são facilmente encontráveis em livrarias aqui no Brasil. Acho que o único que não tem é o “Consumer’s Guide” e, talvez, o The Corporation. O resto eu sei que tem em boas livrarias.

  5. Gabri-El disse:

    existe o “The Corporation” em portugues é so jogar na barrinha de buscas da saraiva.com

  6. Gabri-El disse:

    e o “Sem Logo” a mesma coisa; só jogar na barrinha de busca que existe em português também.
    espero ter ajudado. abraço

  7. Silvio disse:

    Outra boa recomendação na mesma linha de Fast Food Nation é o “Dilema do Onívoro” (The Omnivore’s Dilemma) do Michael Pollan – Editora Intríseca.

  8. cidadaosaojoao disse:

    Uma boa recomendação é “O Mundo sem Nós” do Alan Weisman, um interessante ponto de vista sobre a existência (ou inexistência) do ser humano no planeta.

  9. Patricia disse:

    Também gostaria de sugerir um título que considero muito bom:
    Armas, Germes e Aço – Diamond, Jared.
    História das civilizações do ponto de vista da história ambiental. Sérias argumentações sobre a tragetória das civilizações humanas e seu desenvolvimento ou colapso.
    Espero que gostem.
    Abraços.

  10. Fábio disse:

    Procure o documentário:
    A Grande Farsa do Aquecimento Global

  11. Excelentes livros. Vingança de gaia, soluções sustentáveis e corporação sao ótimos!

  12. Anthony disse:

    Bom vi na sua indicação de filmes um do Jared Diamond, fica aqui a minha do livro escrito após germes e aço. Colapso.

  13. Vivian disse:

    Essa lista me convenceu a favoritar seu blog.
    Excelentes indicações!

  14. Teste dos Testes disse:

    Este e` um teste apensa. Surgiu como necessidade da impossiblidade do imediato – assim explica a genia de um Teste, mas isso e` outra historia.
    Bem, testando aqui, de modo a realmente conhecer se e` possivel ir alem de testes.

    Sugestoes de livros sao muito bem vindas a todos. Eu sugiro que leiam…

  15. Teste dos Testes disse:

    Outra vez, realmente de novo, seguindo com o Teste. Desta vez, preocupado com o sincronia de relógios, para, no sempre futuro, não incorrer com descargos ou desmontes decorrentes de flácida amigabilidade. Venho ao Senhor Teste reclamar este minuto, contando com a compreensão de todos os amigos bloguers.

    Um abraço do CachorroQuebrado

  16. Ronaldo S. L. disse:

    Deus, um delírio talvez seja o livro dessa lista o mais perturbador, não sei, mas no meu conceito foi o que mais me influenciou.

  17. Murici disse:

    muito bom o Blog, só faltou a identificação do autor…rs…fiquei curiosa em saber o que faz da vida (digo como trabalho, que rende capital ). Algumas coisas (livros e filmes) já conhecia, mas bão vê-los reunidos num só blog…Parabéns!!!!

  18. Guilherme disse:

    Vinganca de gaia –
    Nao existe aquecimento global, efeito estufa. Farsa

    • Marcelo disse:

      Farsa? É unanimidade entre os cientistas do mundo inteiro.
      Deixa de ser ingênuo e acreditar na propaganda dos que querem manter as coisas como estão.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s