Garagens no subsolo provocam reações

Matéria desta segunda-feira do Correio do Povo:

Uma das garagens subterrâneas seria construída no Largo Glênio Peres Crédito: TARSILA PEREIRA

Visto como alternativa para desafogar o trânsito no Centro de Porto Alegre, os estacionamentos subterrâneos preocupam o arquiteto e urbanista Nestor Nadruz, que coordenou o Fórum de Entidades, o qual debateu a revisão do Plano Diretor da Capital. Ele define o projeto como “um desastre”. “É um incentivo ao uso do carro, quando temos de fazer o contrário, como se faz na Europa”, avalia o profissional. Para Nadruz, os estacionamentos subterrâneos irão contribuir para degradar ainda mais o Centro Histórico. “É mais poluição, mais perigo e mais assaltos. Vão ocupar os espaços verdes com a colocação de automóveis”, observa o arquiteto. Ele ressalta que o projeto vai na contramão de outra proposta aprovada no ano passado, que restringiu o tráfego de caminhões pesados na região central da cidade. Além disso, cita a proximidade com o Guaíba. “Terão de fazer paredões de concreto para conter as águas subterrâneas”, comenta. Coordenador do Fórum de Segurança da Região Centro, João Hélbio Carpes Antunes afirma que não é contra a ideia, mas que é necessário estabelecer critérios. “Quando se projetou o metrô, era justamente para que o pessoal não viesse de carro para o Centro. Há uma dubiedade de ações”, disse. Ele ressalta que é difícil acessar determinados locais da região, como o Mercado Público, de automóvel. “Se colocar um estacionamento vai haver mais sufoco ainda”, prevê. Além disso, observa Antunes, as modificações no trânsito podem prejudicar empreendimentos já existentes. “Já existem bastantes garagens, mas algumas não se consegue acessar.” Um dos locais sugeridos por ele é o Largo Zumbi dos Palmares (em frente à Secretaria Municipal de Turismo), de modo a não prejudicar o fluxo da área central da cidade. “O Centro não pode simplesmente virar um estacionamento para o Cais do Porto. Então, temos de ter uma visão um pouco mais ampla”, afirma ele.

 

Você é contra? Manifeste-se!

Envie uma mensagem com toda sua indignação aos e-mails das autoridades que querem empurrar mais um projeto para destruir o centro histórico da capital. Copie a lista de e-mails abaixo:

fortunati@fortunati.com.br, 156@smgl.prefpoa.com.br, falesmov@smov.prefpoa.com.br, eptc@eptc.prefpoa.com.br, cassio@smov.prefpoa.com.br, vanderleicappellari@eptc.prefpoa.com.br, adelisell@camarapoa.rs.gov.br, ferronato@camarapoa.rs.gov.br, brasinha@camarapoa.rs.gov.br, oliboni@camarapoa.rs.gov.br, bernardino@camarapoa.rs.gov.br, betomoesch@camarapoa.rs.gov.br, todeschini@camarapoa.rs.gov.br, djcassia@camarapoa.rs.gov.br, drraul@camarapoa.rs.gov.br, drthiagoduarte@camarapoa.rs.gov.br, eliasvidal@camarapoa.rs.gov.br, eloiguimaraes@camarapoa.rs.gov.br, comassetto@camarapoa.rs.gov.br, vereadorafernanda@camarapoa.rs.gov.br, haroldo@camarapoa.rs.gov.br, idenircecchim@camarapoa.rs.gov.br, joaodib@camarapoa.rs.gov.br, joaocnedel@camarapoa.rs.gov.br, lucianomarcantonio@camarapoa.rs.gov.br, luizbraz@camarapoa.rs.gov.br, celeste@camarapoa.rs.gov.br, mariofraga@camarapoa.rs.gov.br, mariomanfro@camarapoa.rs.gov.br, mauropinheiro@camarapoa.rs.gov.br, mzacher@camarapoa.rs.gov.br, vereadortessaro@camarapoa.rs.gov.br, nilosantos@camarapoa.rs.gov.br, paulinhorb@camarapoa.rs.gov.br, pedroruas@camarapoa.rs.gov.br, professorgarcia@camarapoa.rs.gov.br, pujol@camarapoa.rs.gov.br, melo@camarapoa.rs.gov.br, sofia@camarapoa.rs.gov.br, tarcisoflechanegra@camarapoa.rs.gov.br, toniproenca@camarapoa.rs.gov.br, waldircanal@camarapoa.rs.gov.br

Sugestão de Mensagem

Caros senhores,

Gostaria de manifestar o meu descontentamento com a idéia da construção de um estacionamento subterrâneo sob o Largo Glênio Peres. A tendência mundial é cada vez mais limitar a circulação de automóveis nas grandes cidades, principalmente em centros históricos, pois compreende-se que quanto mais facilidades se instalam para comportar os carros, mais aumenta o fluxo dos mesmos, piorando ainda mais os congestionamentos e a qualidade de vida para todos que circulam e vivem nestas áreas.

Não vamos, mais uma vez, ir na contra-mão do bom-senso e da humanização das cidades. O centro precisa sim de mais transporte coletivo seguro, limpo e de qualidade, espaços para pedestres qualificados – pois em muitas ruas, como a Mal. Floriano, as pessoas têm que andar pelo meio da rua pois as calçadas são estreitas – e mais infra-estrutura para quem quiser ir ao centro de bicicleta, como ciclofaixas, ciclovias e mais bicicletários, principalmente nas proximidades dos terminais de ônibus e estações de metrô, permitindo assim a intermodalidade.

Isso seria progresso.

Estacionamento subterrâneo não! Humanização do centro sim!

Sinceramente,

Estacionamento subterrâneo não! Humanização do centro sim!

Anúncios

One Comment on “Garagens no subsolo provocam reações”

  1. Thiago disse:

    Pra um blog que tem como slogan “Forme sua própria opinião”, me parece bastante tendencioso seu post. Uma matéria jogada, algumas poucas palavras que chamam o leitor às armas e, logo em seguida, as próprias, tomando apenas um lado da história como sendo o “certo”.

    Peço que deixe de lado a frase, ou faça artigos mais imparciais. Detesto dizer isso, e compartilho da sua opinião, mas pega mal falar uma coisa e fazer outra.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s