Mobilização contra a Veja e em defesa dos povos indígenas

Artigo retirado do Centro de Mídia Independente

ABA avalia se irá processar a Veja por ataques baixos contra povos indígenas e antropólogos/as

A recente matéria da revista Veja intitulada “Farra da Antropologia Oportunista” vem despertando reações veementes de condenação da prática de jornalismo descaradamente mentiroso, racista e atrelado ao lobbie dos capitalistas em conflito com povos indígenas. Em nota pública assinada pelo Prof. João Pacheco de Oliveira da UFRJ e coordenador Comissão de Assuntos Indígenas da Associação Brasileira de Antropologia, a CAI-ABA demonstra com evidências documentais que o artigo da Veja não é um fato isolado, mas parte de uma prática sistemática de deslegitimação das reivindicações dos povos indígenas que estão em conflito com interesses corporativos e do agronegócio, valendo-se para tanto de mentiras, argumentos superficiais e caluniosos, difamação de lideranças indígenas, do CIMI e de antropólogos, e uso manipulado de frases às vezes fora de contexto e em outras claramente forjadas de profissionais. A Comissão de Assuntos Indígenas revela que o presidente da Associação Brasileira de Antropologia já acionou os seus assessores jurídicos para avaliar a possibilidade de responsabilizar juridicamente os responsáveis.

“Dada a assimetria de recursos existentes, contamos com a mobilização dos antropólogos e de todos que se preocupam com a defesa dos direitos indígenas para, através de sites, listas na Internet, discussões e publicações variadas, vir a contribuir para o esclarecimento da opinião pública, anulando a ação nefasta das matérias mentirosas acima mencionadas. Que não devem ser vistas como episódios isolados, mas como manifestações de um poder abusivo que pretende inviabilizar o cumprimento de direitos constitucionais, abafando as vozes das coletividades subalternizadas e cerceando o livre debate e a reflexão dos cidadãos. No que toca aos indígenas em especial a Veja tem exercitado com inteira impunidade o direito de desinformar a opinião pública, realimentar velhos estigmas e preconceitos, e inculcar argumentos de encomenda que não resistem a qualquer exame ou discussão.”

NOTA DA COMISSÃO DE ASSUNTOS INDÍGENAS DA ABA

MAIS: SBPC repudia reportagem de ‘Veja’ | Comentário de Viveiros de Castro à resposta da Veja | A farra do jornalismo oportunista? | Anti-indigenismo midiático: a arte de cultivar racismo e limpezas étnicas | Abril demite editor que criticou ” Veja” pelo Twiter | Resposta de Marcelo Leite | Resposta do Prof. Mércio Gomes | Resposta de Kelly Oliveira

Anúncios

4 Comentários on “Mobilização contra a Veja e em defesa dos povos indígenas”

  1. Mirian de Brito disse:

    Olá,

    Sou assistente editorial da Base Editorial de Curitiba. Gostaríamos de utilizar o inforgráfico “Ilhas de calor” que consta no endereço deste blog: https://ocetico.files.wordpress.com/2008/04/ilhasdecalor2.jpg. Para tanto, necessitamos de prévia autorização para o uso deste em material didático. O senhor poderia, se possível, nos informar a fonte de onde foi retirado este infográfico?

    Agradecemos pela atenção. Aguardamos seu retorno.

    Grata.
    Mirian de Brito
    Apoio Técnico

  2. P. disse:

    Meu velho, teu site é simplesmente incrível. Muita informação, links para vídeos indispensáveis, artigos escritos com clareza e bem-intencionados. Enfim, é um verdadeiro achado. Obrigado, cara, obrigado mesmo por escrever. Continua. Se precisar de alguma coisa, meu email tá aí. Abraço e seja feliz!

  3. michel disse:

    ola

    PARABENS, por este blog, bons textos,

    abraço e VIDA LONGA.

  4. Toni disse:

    Acabei de descobrir o site e não consegui não deixar uma mensagem de apoio. Em um mundo em que aqueles que não concordam com o sistema são ridicularizados, qualquer forma de protesto não só é válida, como também honrada.
    Parabens e obrigado


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s