O que Jesus Compraria?

Uma das poucas igrejas que vale a pena dar alguma atenção é a Igreja do Pare de Comprar (The Church of Stop Shopping), criada nos Estados Unidos da América pelo Reverendo Billy. É claro que nem a igreja nem o reverendo são de verdade. A Igreja do Pare de Comprar é um grupo ativista de performances anti-consumismo criado pelo ator, Bill Tamen.

Ano passado foi lançado nos E.U.A. o filme What Would Jesus Buy? (O que Jesus compraria?), dirigido por Morgan Spurlock (ator e protagonista de Super Size Me). Com o slogan de “O filme que o Papai Noel não quer que você veja”, o documentário acompanha as aventuras da trupe enquanto eles tentam conscientizar os cidadãos norte-americanos a comprar menos e não comprar produtos oriundos das chamadas maquiladoras (sweatshops), fábricas onde os trabalhadores trabalham longas jornadas (até 20 horas diárias) sem direito a benefícios como férias, auxílio doença, formação de sindicato, licença maternidade, etc.

Anúncios

One Comment on “O que Jesus Compraria?”

  1. O consumismo que caracteriza os EUA, também conhecido com “American way of life”, que foi e continua sendo importado por vários países no mundo revela o entopercimento de muitos indivíduos nesta brutal sociedade capitalista que requer de nós um alto padrão de consumo para que sejamos aceitos pelos seus círculos sociais, sobre isso há aquele clichê: hoje você não é, você tem.

    Mas, creio que a melhor forma de combatê-lo não seja a formação de uma seita, nem qualquer espécie de grupo que esteja arraigado na religiosidade (“a raiz de todo mal”), porém o esclarecimento através de mecanismos como a filosofia.

    Dentre as consequências deste exacerbado padrão de consumo está a deterioração do meio ambiente, mais uma face da alienação própria de muitos.

    Abraços
    aurasacrafames.blogspot.com


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s