O miopismo de Yeda.

Na última terça-feira, Yeda Crusius, governadora do RS, assinou o protocolo de intenções para a implementação de mais uma usina termoelétrica na cidade de Candiota. Será queyeda-crusius-g.jpg Yeda já ouviu falar de aquecimento global? Já leu sobre os alertas do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC)?

Óbvio que sim. O problema de Yeda é um miopismo eleitoreiro. Ou seja, ela não possui a capacidade de enxergar além das próximas eleições. Tudo bem que ela talvez não viva para ver as conseqüências de tais atos, mas não é possível que ela não se preocupe com o futuro de seus filhos e netos.

O pior é que a população regional, uma das mais pobres do estado, é favorável à implantação do projeto, pois acreditam que trará benefícios econômicos. Uma ilusão imediatista, alimentada pela febre de crescimento econômico que assola o mundo, uma vez que os custos médicos, ambientais de médio e longo prazo nunca são considerados e abrangem toda a região.

Os uruguaios de Melo (a 80km de Candiota) sabem bem dos problemas. Registraram um aumento de infecções respiratórias e câncer pulmonar e chuva ácida causada pela usina Presidente Médici (é como se houvesse uma usina batizada em homenagem a Adolf Hitler em Viena), que reduziu a produção agropecuária do noroeste do Uruguai.

Mas não adianta nada, com a grande mídia martelando para população que há uma escassez de energia e que é impossível ter crescimento econômico sem energia, vai ser difícil convencer alguém de que construir uma uma usina termoelétrica, além de desnecessário, é suicídio.

Não há escassez de energia. Pelo contrário, sobra energia! Sobra tanta energia que as pessoas desperdiçam sem a menor reflexão e acham que isso não só é aceitável, como é desejável. O que falta, é bom senso.

Anúncios

2 Comentários on “O miopismo de Yeda.”

  1. Vica disse:

    Tu acha que não é possível que ela não se preocupe com o futuro de seus filhos e netos?? Eu acho perfeitamente possível. Bom senso? Ou senso de comunidade? As pessoas são egoístam e não estão nem aí, essa é a triste verdade.

  2. adriano rambo disse:

    Tens toda a razão sobre a governadora YEDA, acho pior do que isso a barbaridade do povo brasileiro medir através do crecimento econômico rídiculo do país a grande asceitação do modelo do presidente lula que contempla a devastação ambiental pela soja, milho, arroz, gado (são tantos) e são pelo menos 1 bilhão de árvores desmatadas sem critérios de sustentabilidade. Quando a natureza através da força das tempestades, dos insetos e seus vírus e demais epidemias e manifestações, mirar esses (empreendedores do campo) teremos a certeza de que isso é só o começo do que vira de desgraça e muita miséria. O PV ainda vai ser o maior partido do brasil, apenas necessita de projetos e acabar com o maneirismo da MTV que pregam sobre o meio ambiente na TV.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s