Lá vem eles de novo.

ratzinger-por.jpgFoi lançada hoje a Campanha da Fraternidade 2008, cujo tema é: “Fraternidade e Defesa da Vida” e o lema, “Escolhe, pois, a vida”. Quem lê isoladamente a frase “certamente todas as ameaças à vida devem ser combatidas” retirada da carta do Papa Bento XVI ao presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, pode até ter a doce ilusão que o comedor de vitela
se arrependeu e virou vegetariano. Mas os mais céticos (ou realistas) já vão perceber de cara que é mais uma campanha contra as pesquisas com células-tronco, a eutanásia e o aborto.

A ciência já comprovou que um embrião nas primeiras semanas de vida é incapaz de sentir dor. Logo, a única razão pela qual alguém poderia dizer que aborto é errado comendo um bife e usando sapatos de couro seria apelando para a sacralidade da vida humana e aí já partimos para o terreno das crenças religiosas e não mais da ciência e ninguém tem o direito de impor suas crenças religiosas sobre os outros. Muito menos exigir que sejam feitas leis baseadas nessas crenças, afinal, se o Brasil não é um país secular, deveria ser. O mesmo é válido para a eutanásia e células-tronco embrionárias.

7 Comentários on “Lá vem eles de novo.”

  1. Jean disse:

    Se você fosse um cientista dedicado e amante do que faz e das perspectivas que podem aparecer pela frente, você pararia de pesquisar células-tronco ?
    Eu não. Faria como Da Vinci, dissecava tudo escondido.
    É que as multis estadunidenses ainda não tiveram como patentear, mas vocês acham que elas não estão investindo em pesquisas ? Com o seu dinheiro ?

  2. Cely disse:

    Gostei do blog! Ótimos posts o/

  3. Vica disse:

    Bah, nem me fala em Campanha da Fraternidade… anos e anos num colégio de irmãos lassalistas estudando essas campanhas nas aulas de religião… blerghs.

  4. Bia disse:

    Acho que mais de 75% da população mundial deveria ser proibido de procriar. Esterilização em massa já.

  5. Felipe disse:

    Olha, o Brasil É um estado laico de acordo com a constituição, mas quem respeita a constituição?? Teve até um ‘carinha’ que fez uma musica sobre isso nos anos 80… mas ninguém escuta mais, se é que já escutaram… DENTRO da universidade federal do Paraná, por exemplo, tem uma capela onde católicos realizam semanalmente o culto ao seu deus… lamentável, mas é a realidade.

  6. (Vim aqui qd resolvi escrever sobre a tv digital no Br e acho q dv tr voltado uma ou duas vzs depois disso. Hj estou dando uma lida -e comentada- maior. Vi vários assuntos em comum abordados em nossos blogs.)

    Am… Eu acho q embrião eh -ao menos iminentemente- vida. E msm assim sou a favor das pesquisas q a igreja -ah, a igreja…- quer barrar.

    E sabe do q mais? Eu fui visitar Tiradentes e tive a grata surpesa d me dar conta d q ñ sabia mais rezar o “Pai Nosso” (Eu fiz “Primeira Comunhão”!).

    Hah esperança!!!

  7. Você diz “nas primeiras semanas de vida é incapaz de sentir dor”. Bem, é vida. Se é ruim matar um animal para comer (eu estou vegetariano, concordo com o “vegetarianismo” – tive crises até por conta do aquário em meu quarto, pois não deve ser justo manter bichos presos numa caixa de vidro) porque não é ruim matar uma vida humana para fazer pesquisas? Também poderíamos matar animais sem que eles sentissem dor.

    “sejam feitas leis baseadas nessas crenças” eu tomo a liberdade de recomendar a leitura de um livro de um dos maiores ateus que já pude ler: “O capitalismo é moral?” – diz muito sobre a sua frase do início desse parágrafo e acho que você gostaria muito do conhecimento contido lá. É uma palestra que o autor André Comte-Sponville dá que ele transformou em livro.

    Vou pegar alguns filmes que você indica!!! Obrigado!


Deixe um comentário

