Grêmio Náutico União quer derrubar árvores para construir estacionamento

O famoso clube de Porto Alegre, o Grêmio Náutico União, planeja começar ainda neste mês as obras de “modernização” da sua sede no bairro Moinhos de Vento. O projeto inclui a derrubada de árvores centenárias para construção de um estacionamento com vagas para 300 carros. E assim comprovamos a prioridade que os carros têm em nossas cidades sobre a qualidade de vida e o meio ambiente.

Árvores seqüestram gás carbônico, reduzem a temperatura da cidade, servem de abrigo e fornecem alimento a pássaros e outros animais e ainda ajudam a refrescar a cidade, enquanto o concreto de um prédio ou estacionamento absorve e mantém o calor, elevando a temperatura das cidades. Dois cientistas inclusive realizaram uma pesquisa calculando como a temperatura baixaria em grandes cidades se todos os prédios tivessem jardins no telhado, o chamado telhado vivo.

Proteste contra a derrubada de árvores na sede do GNU!

Anúncios

5 Comentários on “Grêmio Náutico União quer derrubar árvores para construir estacionamento”

  1. Vica disse:

    Será que não há proteção para essas árvores centenárias? Alguma lei? Eu tenho impressão que sim.

  2. Tatiana Cidade disse:

    Acho que esta obra melhoraria em muito o serviços oferecidos aos associados do GNU, porém concordo com a importancia das árvores para nossa cidade…creio que porisso que eles tem um projeto de replantiu de x mudas na sede da Ilha do Pavão, que diga-se de passagem pertence ao GNU, e faz parte de um parque ecológico!!!!

  3. patricia disse:

    Sou extremamente contra a derrubada das árvores, quem já assistiu à campeonatos na piscina olímpica no verão sabe que as belas árvores farão falta, pois fazem sombra, diminuindo o calor sobre as pessoas que ali estão. São fontes de renovação de ar, abrigo para pássaros e outros animais (insetos). Inclusive enviei e-mail e telefonei para a secretaria do meio ambiente para que se manifestassem, mas ninguém se mostrou interessado. Podem modernizar o clube, mas em primeiro lugar a natureza , depois o concreto.
    Será que não podem fazer estacionamento sem utilizar esta área?É tão imprecindível este estacionamento? Eu sinceramente acho que o clube está muito bom assim, quanto menos carro usarmos, mais exercícios fisícos faremos caminhando até o clube, gastaremos menos combustível, poluiremos menos, e comtribuimos com nossa saúde.
    Patricia Ryan.

  4. Marcelo disse:

    Sou forçado a concordar com a Patrícia. Precisamos de árvores na área urbana. Quanto mais concreto e menos árvores tivermos em área urbana, maior será o calor da cidade, pior será a qualidade do ar e menos espaço e alimentos para a fauna nativa, pássaros, morcegos, anfíbios e reptéis que ajudam a controlar a população de insetos, como mosquitos e moscas.

  5. luciano disse:

    A maioria das pessoas exageram nesta questao anbiental.quanto mais proibirem o corte de arvores,mais as pessoas vao ter raiva delas e nao vao querer planta-las,pq depois q quizerem faser mudanças e melhoramentos nao se pode corta-las.
    O q deve ser lei e implantado e um sistema de uso racional de arvores e madeira,do tipo se precisar cortar deve achar um outro lugar p plantar,nao tira uma e planta quinze como e a lei.
    Todos precisamos ampliar,modernizar,precisamos de madeira,papel,assim tambem como de oxigenio.
    por isso precisamos deses recursos naturais,mas podemos com certesa utilisa-los para sempre se criar-mos a lei e consiencia de cortar e replantar.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s