A polêmica Vale.

captura_da_tela.jpgEstá acontecendo em todo o Brasil nesta semana da pátria um plebiscito popular pela anulação do leilão da Companhia do Vale do Rio Doce. A Vale foi uma das muitas empresas públicas leiloadas durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, vulgo FHC. A privatização da Vale foi considerada por muitos analistas como fraudulenta. Vendida por R$3,3 bilhões, o valor calculado da empresa era de R$92,64 bilhões, 28 vezes o valor de venda. Ou seja, os responsáveis pela decisão de vender a companhia ou faturaram algum por fora para realizar o leilão, ou foram muito burros de vender algo por uma pequena fração do valor que valia.

Na época, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que se deveria realizar uma auditoria sobre o processo de venda da Vale do Rio Doce, para determinar se houve alguma fraude. De um jeitinho bem brasileiro, a Vale obteve uma liminar judicial que suspendeu a investigação.

Todo mundo pode participar votando (veja onde votar em seu estado) ou até organizando uma urna. Exerçam seu direito, cumpram seu dever cívico, participem. O prazo para votações vai até dia 7 de setembro.

Anúncios

One Comment on “A polêmica Vale.”

  1. Arnoud disse:

    Quem foi mesmo que considerou a venda “fraudulenta”? “Analistas”? Quais os nomes? Quais os institutos para quem trabalham?

    Vamos supor que tenha mesmo havido fraude. Você sugere “pegarmos de volta” algo que já foi vendido? Tem idéia do que isso pode causar ao país? Se não tem veja o que está acontecendo na Bolívia, onde depois de privatizarem as refinarias já não conseguem cumprir os contratos de entrega de gás.

    Vamos trabalhar e lutar para melhorar o país… agora! Tem muita coisa ruim acontecendo que necessita da nossa ação!

    Abraços céticos!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s