Transgênicos matam.

no-brasil-ctnbio-aprovou-milh.jpgA Agapan (Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural) publicou um parecer científico dirigido ao Conselho Estadual de Saúde que afirma estarem confirmados os danos dos organismos transgênicos (OGMs) à saúde humana e animal.

O geneticista Flávio Lewgoy revela que pelo mundo todo há vários casos cientificamente comprovados de danos à saúde de humanos e animais causados pelo uso de transgênicos. Alguns dos exemplos assustadores:

  • No Rowett Institute, no Reino Unido, roedores alimentados durantes 110 dias com batatas transgênicas apresentaram lesões pré-cancerosas no no aparelho digestivo, limitado desenvolvimento do cérebro, fígado, testículos, pâncreas, intestinos dilatados e danos no sistema imunológico;
  • Já a soja RR da Monsanto, liberada no Brasil, fez com que ratas tivessem excesso de filhotes malformados e com pouca sobrevida: os sobreviventes eram estéreis além de apresentarem elevados níveis de ansiedade e agressividade, segundo Irina Ermákova, da Academia de Ciências da Rússia. Enquanto cientistas das universidades de Urbino, Pevia e Parguia, na Itália, relataram que o consumo da mesma soja causou alterações no pâncreas, fígado e intestino de camundongos;
  • Na Índia, trabalhadores de plantações de algodão que já haviam trabalhado com o algodão convencional sem apresentar sintomas, registraram ocorrências afecções de pele, olhos e aparelho respiratório ao trabalharem com a variedade transgênica;
  • Ainda na Índia, 10 mil ovelhas adoecerem e morreram dentro de cinco a sete dias, após consumirem folhas e brotos de plantas transgênicas;
  • Nas Filipinas, cerca de 100 pessoas que viviam perto de uma plantação de milho Bt Mon810 tiveram reações cutâneas, intestinais, respiratórias e outros sintomas quando o milho começou a florescer;
  • No Reino Unido aumentaram em 5% os casos de alergia à soja, no ano da liberação da variedade transgênica;
  • Na Alemanha, doze vacas leiteiras alimentadas com folhas e sabugos de milho Bt 176 morreram. A criadora do milho, Syngenta, foi obrigada a pagar 40 mil euros de indenização ao fazendeiro e as amostras do sangue das vacas mortas sumiram misteriosamente.

E ainda, nos E.U.A., animais como vacas, porcos, gansos selvagens, esquilos, veados, alces, ratos e camundongos rejeitam a ração transgênica, como a soja RR e o milho Bt.

E no Brasil, graças à pressão das multinacionais fabricantes de semente transgênicas, Monsanto, Syngenta, Bayer, Basf, o governo vêm liberando as variedades transgênicas com aprovação da CTNBio sem os devidos estudos de impacto ambiental, como recentemente aconteceu com o milho da Bayer.

Proteja a sua saúde, dos animais, a biodiversidade, o ambiente e a agricultura familiar não compre produtos transgênicos. Veja no site do Greenpeace a lista dos produtos com e sem transgênicos.

Fonte: Ecoagência. Leia o artigo na íntegra.

      Anúncios

      10 Comentários on “Transgênicos matam.”

      1. Vica disse:

        Eu sempre achei que esses transgênicos só podiam fazer mal, sempre evitei de comprar (quando a gente sabe, né?).

      2. Guiga disse:

        Ufa, ainda bem que não consumo nenhum daquela lista!

        Marcelo, tu viste a matéria que saiu na Zero sobre as sacolas plásticas (no caderno Meio Ambiente)? Lembrei que tu comentaste sobre o uso excessivo de sacolas na feirinha do Bom Fim numa comunidade do Orkut, e nessa matéria eles incentivavam o uso de sacolas de pano em feiras e até supermercados.

      3. andernee disse:

        cara, desculpa invadir aí teu blog, entrei no site do Superphones e dei uma geral nos blogs da galera!
        tem um amigo meu que é Agrônomo, ele jura de pé junto que o transgênico não é assim tão maléfico para a saúde, porque é algo que se desenvolve a longo prazo e em excesso de quantidade, mas ele me garantiu que para a natureza é maléfico demais, o solo perde sua capacidade, leva-se anos para que ele volte a sua natureza normal, e quando mais se planta mais se detona a terra.
        eu não quero nem saber se é bom ou ruim, mas só o fato de ter que ficar pagando royalities pra americano filho da puta já é motivo suficiente pra eu não apoiar essa merda toda!
        abração!

      4. Mario T disse:

        Porque os paises desenvolvidos não plantam transgênicos? Porquê além das suas políticas internas, eles esperam os resultados conclusivos do que acontece nos países subdesenvolvidos, nós.

        Somos cobaia, ou vocês acham que é simplesmente por bondade dos ricos que os pioneiros na plantio de transgênicos são Índia, Brasil, China e África do Sul?

        -ohh! que peninha destes países! Vamo incentivar o plantio dos transgênicos lá porque eles merecem, estão passando fome, que dó!!

        Porque os Estados Unidos não plantam largamente os transgênicos? Porque eles não são burros ao ponto de permitir uma atividade sem devida comprovação!

        Nós somos.

        Infelizmente.

      5. Bruno disse:

        Achei que tu ia querer dar uma olhada nisso, Marcelo:

        http://www.bbc.co.uk/blogs/portuguese/2007/06/muito_cuidado_com_a_falsa_onda.shtml

        sobre a “falsa onda verde”, empresas que pra vender se apresentam como “limpas”

      6. Arnoud disse:

        Mario T, as maiores plantações transgênicas do mundo estão nos EUA, Canadá e em terceiro lugar a Argentina.
        Eu prefiro não comer transgênicos, mas é importante ter argumentos.
        Abraços Verdes!

      7. Juliane disse:

        Para mim isso tudo é DRAMA, onde já se viu..as pessoas fazem o maior drama pra dizer que os trangênicos fazem mal e que isso e que aquilo!
        Pois é, o que acontece é tenho uma fazendo uso os trangenicos e tudo mais e até agora NADA aconteceu..isso é pra vocês verem que não podem acreditar em NADA que se aparece em sites, blogs e tv!
        Beijo.

      8. Marcelo disse:

        Juliane, não entendi esta frase:
        “Pois é, o que acontece é tenho uma fazendo uso os trangenicos e tudo mais e até agora NADA aconteceu..”

        Acho que estão faltando algumas palavras.

      9. naomi disse:

        isso é mto legal

      10. Jaqueline disse:

        Putz eu como transgênicos .
        Eu pensava que só era alimento transgênicos aquele que tem uma piramide ainda bem que descobri logo não compro mais pois sou contra.Deus fez o mundo a terra os alimentos e o homem.Até aonde o homem pode interferir?


      Deixe um comentário

      Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

      Logotipo do WordPress.com

      Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

      Imagem do Twitter

      Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

      Foto do Facebook

      Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

      Foto do Google+

      Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

      Conectando a %s