O horror! O horror!

institucional2.jpg“Entre as colinas mágicas que formam o Vale dos Vinhedos está a Adega Casa de Madeira. Uma empresa artesanal, que elabora produtos 100% sadios e naturais, com a supervisão direta da Família Valduga.”

Ao ler esta apresentação no página inicial do website da Adega Casa de Madeira, ninguém suspeitaria dos horrores perpetrados em nome da Família Valduga. Como pode alguém que produz um suco de uva tão gostoso ser responsável por atrocidades tão bárbaras?
menu_r2_c3.gifSe entrarmos no website da Casa de Madeira, no meio de todo o bucolismo e gostosuras vamos encontrar um link chamado de Selo Saúde. Ali está escrito o seguinte:

“A pesquisa desenvolvida pela UFRGS está sendo realizada exclusivamente com o suco de uva Casa de Madeira […] um grupo de ratos de laboratório é induzido a uma disfunção no lado direito do coração, conhecida como insuficiência cardíaca direita, uma síndrome bastante comum em humanos.”

foto meramente ilustrativaOu seja, a Casa de Madeira, ou a Família Valduga, como preferirem, realizam testes em animais para que possam colocar um selo nos rótulos de seus produtos com os dizeres “Produto saudável – Redutor do Mau Colesterol” e assim aumentar o consumo do seu suco de uva. E pior ainda:

“Esta a primeira pesquisa deste nível realizada com organismos vivos. Até então, as pesquisas sobre os benefícios do suco de uva ao coração haviam sido realizadas somente in vitro.”

Conclui-se que a pesquisa com ratos é completamente inútil pois os mesmos benefícios do suco de uva já haviam sido comprovados com testes in vitro, mais modernos e indubitavelmente mais éticos. O que o teste mostra sem sombra de dúvida é que tanto a família Valduga como os pesquisadores da UFRGS ou não dão a menor importância para o sofrimento alheio, ou desconhecem a ética ou têm um certo20070129-suco.jpg fetiche por fatiar animais indefesos.

Já basta de torturarmos animais para criar remédios para um ser humano que se envenena diariamente e não faz nada pela sua saúde. Não precisa ser nenhum especialista para sabermos que uma dieta balanceada e saudável com pouca ou nenhuma carne, aliada à prática de exercícios físicos, é o melhor remédio para as doenças do sistema circulatório, que são as doenças que mais matam no mundo moderno e a principal causa de morte de homens e mulheres em países como Brasil e E.U.A.. Enquanto o ser humano continuar a envenenar seu corpo com fumaça, má alimentação e outras drogas, não temos a menor razão ou justificativa moral para torturarmos animais com a desculpa de preservarmos a vida humana.

Aproveito aqui para dar meus parabéns ao pioneirismo de Róber Freitas Bachinski, aluno de Biologia da UFRGS, que conseguiu na justiça o direito de não realizar testes em animais nas aulas práticas de seu curso.

Anúncios

19 Comentários on “O horror! O horror!”

  1. Bia disse:

    Tu tomava esse suco? Eu não me lembro dele.

  2. Bia disse:

    Vou pesquisar o Aurora, que é o que eu compro.

  3. Bruno disse:

    Marcelo, o link pro vegetarianismo na wikipedia tá errado. O certo, aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vegetarianismo

    Mas putaquepariu, matar animais pra comer eu acho bem normal. Pra pesquisas médicas, é ponto a ser discutido. Agora pra colocar o selinho no suco de uva é foda.

  4. Sérgio disse:

    Eu já tomei e é bom esse suco. Mas tem vários outros tão bons quantos e mais baratos até.

  5. Marcelo disse:

    É, Bruno, mas infelizmente a absoluta maioria dos testes em animais realizados hoje em dia são completamente desnecessários e cruéis. Grande parte dos testes são feitos pela indústria de cosméticos, como o teste Draize, onde produtos de diversos tipos, como batons, perfumes, xampus, tinta para cabelo, são aplicados continuamente nos olhos de coelhos para que no final se possa colocar aquela célebre frase nas embalages: “Em contato com os olhos, lavar com água abundante”.

    Olha só as fotos clicando aqui.

  6. Bia disse:

    Tu viu que o estudante de Biologia perdeu o direito de não usar cobaias?

  7. Vanessa disse:

    Bah, nunca tomei esse suco. E nem comprarei. Aliás, vou boicotar qualquer produto assinado como Casa Valduga. Já não uso produtos cosméticos que testam em animais, Avon é bom por isso. E testar ratinhos para colocar um selinho num suco é um absurdo.

  8. Guiga disse:

    Fiquei boquiaberta com essa notícia! Quando que eu iria imaginar que um inocente suco de uva seria testado em animais??? Gente, esse mundo não tem jeito mesmo!!!
    Eu tomo muuuuuito suvo de uva, mas sempre o Petry (espero que essa não seja testado em merda nenhuma!).
    E como diz uma comunidade do Orkut: “Quer testar? Testa na mãe!”

  9. Ana Gama disse:

    Nunca vi essa porcaria de suco, mas agora vou prestar atenção. Obrigada por alerta-nos, para não comprar a marca de voces. Casa Valduga, não é mesmo? Deixa comigo, ainda vou divulgar.

  10. Ana Gama disse:

    Nunca vi essa porcaria de suco, mas agora vou prestar atenção. Obrigada por alerta-nos para não comprar a marca de voces. Casa valduga, não é mesmo? Deixa comigo, ainda vou divulgar.

  11. Vica disse:

    Nunca tomei esse suco. Nem nunca vou tomar. E o dinheiro público servir pra esse tipo de coisa é deprimente.

  12. MARISTELA disse:

    RIDICULOS. NÃO TEM OUTRA PALAVRA.

  13. Túlio disse:

    Naa boa vcs estão sendo bastante ignorantes!! TODOS os avanços que temos hoje quanto a saúde foram testados em animais, e depois testados com seres humanos!! Isso faz parte do que é chamado atualmente em Medicina Baseada em Evidências, onde condutas médicas são adotadas com base nessas pesquisas importantíssimas!! Qual o problema de morrerem 200 RATOS, para salvarmos a vida de 300.000.000 de seres humanos?? Pensem bem!! Quem está falando em falta de ética realmente NUNCA estudou na área, e não sabe que TODOS os experimentos científicos são aprovados por um comitê de ética!!

  14. Marcelo disse:

    Caro Túlio,

    Os testes em animais que realmente possuem potencial de salvar vidas humanas são muito menos de 0,1% de todos os testes com animais conduzidos no planeta.

    A maioria dos testes são feitos pelas indústrias e não melhoram em nada a nossa vida e muito menos salvam a vida de alguém. São testes para criação de novos produtos cosméticos e de limpeza, que já existem aos montes, mas a indústria tem que estar constantemente renovando e criando novos produtos para chamar a atenção do consumidor. E matam animais para isso.

    Outra grande parte dos testes quando não são completamente inúteis, podem perfeitamente ser realizados em seres humanos voluntários sem prejuízo nenhum à sua saúde. É aqui que se enquadra os testes realizados pela Valduga e UFRGS. Por que causar doenças cardíacas em ratos e depois sacrificá-los, se podemos testar em seres humanos que realmente possuem essas doenças?

    Assim como grande parte dos testes que a própria medicina realiza. Boa parte dos testes são para novas técnicas de cirurgia plástica, produtos como botox, remédios para a calvície, novos remédios para impotência, dor-de-cabeça, descongestionantes e por aí vai.

    Existem também outros testes como novos agrotóxicos, pesquisas militares (armas biológicas), genética (criando animais monstruosos e fluorescentes), psicologia (testes de comportamento) e outras baboseiras mais que também não salvam a vida de ninguém.

    E finalmente, existem os testes que podem salvar algumas vidas humanas, como contra doenças como câncer, aids, hepatite, diabetes, etc. mas são a ABSOLUTA MINORIA dos testes.

    Acredito ser perfeitamente viável a proibição imediata de todos os testes em animais com a exceção dos que possuem grande potencial de salvar vidas humanas. E para esses testes com potencial de salvar vidas, poderíamos dar à ciência um prazo de cinco ou dez anos para desenvolver métodos alternativos de pesquisa. Não tenho dúvida alguma de que se houver investimentos, o ser humano e a sua ciência podem encontrar soluções que acabem com o sofrimento de alguns sem causar sofrimento a outros.

    Sinceramente,
    Marcelo.

  15. Túlio disse:

    Me desculpe mas vc está MUITO equivocado!!! Olha o q vc escreveu: “Outra grande parte dos testes quando não são completamente inúteis, podem perfeitamente ser realizados em seres humanos voluntários sem prejuízo nenhum à sua saúde. É aqui que se enquadra os testes realizados pela Valduga e UFRGS. Por que causar doenças cardíacas em ratos e depois sacrificá-los, se podemos testar em seres humanos que realmente possuem essas doenças?” Pelo simples fato de vc não poder matar um ser humano para biopsar o seu miocárdio!!! E outra hipótese seria fazer uma autópsia… Só que ai é MUITO mais difícil do Comitê de Ética liberar!! Sugiro que vc leia um pouco sobre o protocolo com os animais em teste… Vc verá que não é nenhuma barbárie não, e que os pesquisadores pensam sim no bem-estar do animal… Cara vc sabia que as doenças cardiovasculares são a maior causa de mortalidade no Mundo?? Vc sabia que estudos comprovam as propriedades da casca da uva como fator de proteção para tal doença?? Vc sabia q essse estudo pode acabar num futuro nos dando a certeza de que essa substância pode realmente salvar vidas, e quem sabe produzi-la em larga escala sob forma de medicamento?? Pow meu brother pense mais…

  16. Marcelo disse:

    “Pelo simples fato de vc não poder matar um ser humano para biopsar o seu miocárdio!!!”

    E realmente é preciso fazer a biópsia? Será que não é possível através de outros exames saber se houve melhora no coração do paciente? Ou então mesmo fazer a biópsia quando esse ser humano vier a morrer? Ou então comparando os pacientes que beberam suco com os que não beberam e a evolução do seu problema?

    Eu sabia que doenças cardiovasculares são a maior causa de mortalidade no mundo ocidental. E quais as principais causas dessas doenças? Má alimentação, obesidade, tabagismo, sedentarismo, estresse… Devemos matar centenas de animais para curar doenças que na maior parte das vezes podemos evitar adotando hábitos saudáveis? Ou será que é mais ético continuarmos sentados no sofá nos empanturrando de porcaria e depois matar só uns 200 ratinhos para que consigamos viver tanto quanto o cara que cuidou da dieta e praticou exercícios todos os dias?

    Marcelo.

  17. LISSA disse:

    O QUE ESSSES IDIOTAS TEM NA CABEÇA SAO UNS TROXAS ESSES COMENTARIOS ME DAO NOJO MAS SINTO MAIS NOJO AINDA DESSE SUCO JAMAIS VOU TOMAR E TOMARA QUE TODOS VC SOFRAM MT SEUS DESGRAÇADOS

  18. LISSA disse:

    SEUS SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS LIXOS SSSSSSSSSSSSSSSSHUMANOS SSSSSSSSSSS

  19. Sergio Cobain =x disse:

    É por isso q eu so tomo Vinho c ALCÓOL \,,/…carreteiro…será q carreteiro faz algum tipo de teste em animais?? 😐 …fudeo!

    “Pergunta aos cientistas porque eles experimentam nos animais, e a resposta é: “porque eles são como nós”. Pergunta aos cientistas porque é moralmente correcto fazer testes em animais, e a resposta é: “Porque os animais não são como nós”. As experiencias animais consistem numa contradição lógica.”

    – Professor Charles R. Magel


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s