“Viva as empreiteiras!” ou “A quem interessa a construção de novas usinas”.

No programa de aceleração de desenvolvimento do governo Brasileiro, o PAC, estão previstas a construção de diversas novas usinas para geração de energia elétrica, incluindo Angra 3 e algumas hidrelétricas na região amazônica. O grande impacto ambiental causado pelas hidrelétricas é inegável e o destino do lixo radioativo, uma grande incógnita. Mas a pergunta que devemos nos fazer é maior: nós precisamos mesmo dessas novas usinas? O PAC prevê que precisaremos de mais 12.300 MW de energia para não sofrermos apagões daqui a 10 anos.

Para o professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, Célio Bermann, essas novas usinas não são necessárias. Ele um artigo chamado “Impasses e Controvérsias da Hidreletricidade” publicado na edição de janeiro a abril da Revista Estudos Avançados, onde mostra que para conseguir mais 8.000 mw de energia elétrica, basta trocar as turbinas das usinas hidrelétricas já existentes e com mais de 20 anos, por equipamento mais novo e eficiente. Para suprir o que falta para atingir os 12.300 MW, bastaria reduzir em 5% o desperdício nas linhas de transmissão.

Mas é óbvio que isso não interessa às empreiteiras, que muito lucram com essas obras bilinárias, nem aos deputados que estão de conluio com essas empreiteiras, que como a Polícia Federal tem mostrado, não são poucos. Ou seja, vão construir as hidrelétricas, vão construir Angra 3, vão gastar bilhões de reais para obras que não precisamos, graças às empreiteiras que atualmente mandam no nosso país.

Anúncios

3 Comentários on ““Viva as empreiteiras!” ou “A quem interessa a construção de novas usinas”.”

  1. Bia disse:

    E onde eu protesto contra isso?

  2. Bia disse:

    Eu estou espalhando O Cético porque acho que ele é necessário. Escreva sempre.

  3. Marcelo disse:

    Podes mandar e-mails para os nossos deputados e senadores, para o Lula, enviar cartas para a imprensa, podes divulgar a informação. O importante é se manifestar.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s