Quem é o ditador?

chavez_bandera.jpg bush.jpg

Eu acho engraçado ver nos jornais e na televisão tantas críticas ao governo venezuelano de Hugo Chávez por não ter renovado a concessão da emissora de televisão RCTV. Emissora essa, que segundo observadores independentes participou e apoiou do golpe de estado de 2002, uma tentativa de remover do poder um presidente democraticamente eleito. A rede de televisão anunciou que Chávez teria renunciado ao mandato, quando na verdade ele havia sido preso pelos militares que deram o golpe e quando Chávez reassumiu o poder, a RCTV não noticiou.

Engraçado porque a mesma mídia que cai em cima de Hugo Chávez por supostamente ser um ditador, não faz tantas críticas a um governante cujos atos se assemelham muito mais aos de um ditador que os do presidente da Venezuela. Chávez foi eleito em eleições consideradas limpas, supervisionadas pela ONG Carter Center, com 56% dos votos em 1998 e reeleito com 60% dos votos em 2000. Enquanto George W. Bush foi eleito em 2000 numa eleição controversa, que foi encerrada antes da contagem de todos os votos. Nestas eleições, Bush teve 47,9% dos votos, enquanto seu adversário, Al Gore, ficou com 48,4%. Critérios de eleições bem duvidosos para um país que gosta de se chamar de berço da democracia.

Em 2001, Bush e sua equipe criaram o Patriot Act (Ato Patriótico) que, sob o pretexto de combater o terrorismo, ameaça várias liberdades civis. Este ato, dá poderes ao governo de colocar escutas sem autorização judicial, verificar registros médicos, de bibliotecas e ainda permite que o governo invada os lares americanos e faça buscas quando não há ninguém em casa e nunca avise sobre isso.

Em 2003, o governo de Bush coordenou a invasão do Iraque numa operação dasautorizada e considerada ilegal pela ONU, alegando que o Iraque desenvolvia armas de destruição em massa, que, apesar de extensas buscas até hoje nunca foram encontradas.

Segundo a Anistia Internacional, os E.U.A., é um dos países que mais desrespeita os direitos humanos, mantendo milhares de presos no Iraque, Afeganistão e na base militar de Guantánamo, em Cuba, sem acusações oficiais e sem direito a julgamento. Ainda foram relatados casos de tortura e execuções extra-judiciais.

Quem é o maior ditador? Um presidente que não renova a concessão de uma empresa que agiu ilegalmente e irresponsavelmente ou um presidente que não foi eleito pela maioria da população, restringe liberdades civis, mente para justificar a invasão de outro país, age contra a ONU e prende pessoas sem lhes dar um julgamento? Por que a imprensa não chama o governo Bush de ditadura, como o faz com Chávez? A imparcialidade é um mito. Chávez deveria ter dito que a imprensa brasileira são “papagaios dos americanos”, já o Congresso, são meros papagaios da Rede Globo.

Pra finalizar, Bush e seus comparsas ainda querem ressuscitar a guerra fria. Mas os grandes vilões são Fidel, Chávez e Evo Morales, ou pelo menos é o que eles dizem.

Anúncios

6 Comentários on “Quem é o ditador?”

  1. Bruno disse:

    Marcelo, tu não pode negar que o Chávez é autoritário e usa os plebiscitos pra manipular a opinião pública. Agora, o grande problema é que persiste aquela visão equivocada “socialismo = ditadura”. E que é ainda mais equivocada nesse caso específico, porque o Chavito nunca foi socialista, é só um sargentão nacionalista.
    Isso tudo ainda é resquício da Guerra Fria, claro, em que o mundo era dividido entre os comunistas maus e os americanos/liberais salvadores do mundo, uma idéia que persiste na cabeça de muita gente, pessoas que se recusam a um mínimo de análise um pouco desconfiada.

  2. Vica disse:

    Olha, eu acho que não se deve apoiar nenhum ditador, e não tenho dúvidas de que o Chávez é um ditador. Para mim, toda ditadura é ruim. Os EUA são o que são, quem vai poder se meter? Mas eu tenho esperança porque Roma caiu… então um dia eles caem também.

  3. Marcos Ludwig disse:

    Marcelo Kalil,
    Até que para um “cético” tu anda acreditando em coisas demais, hein? Não estou apenas falando deste post especificamente, mas baseado na atenta análise que fiz em vários dos artigos deste recém descoberto blógue. Teu engajamento me impressionou. 🙂

    Te convido a dar um pulo qualquer hora dessas lá no meu blógue. Abraço!

  4. Lucas disse:

    Caram eu curto o título do seu blog. Pena ainda não tive tempo pra acompanha-lo.

    Abs

  5. o erro de um nao justifica o de outro.
    liberdade de expressão é um direito fundamental e deve ser levado a sério. Todo mundo critica a grande mídia manipuladora. Mas se ela estiver do nosso lado, não tem problema?? Cuidado com a parcialidade…

  6. quem manda nos jornais, televisão, revistas… é a cia


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s