A extinção do espaço público.

townhall_700.jpg

Parece estranho dizer isso, mas o espaço público está acabando. O que antes era lugar de passeio, convívio social e lazer para todos hoje em dia é lugar de tráfego de veículos. É uma tendência mundial: as calçadas estão diminuindo e as ruas se alargando. O mundo é dos carros! Marginalizado, o pedestre fica agora confinado numa estreita faixa que ladeia as avenidas, respirando a fumaça dos automóveis (e cultivando um câncer de pulmão). Perdeu a preferência é desrespeitado pelos motoristas e ainda corre o risco de ser atropelado (mesmo na calçada).

traffic-jam.jpg

As praças e parques são hoje o pouco espaço público que restou. As ruas tornaram-se mero lugar de passagem, incômodo e barulhento. E os governos federal, estaduais e municipais são cúmplices dessas tendências gastando todo ano milhões de reais asfaltando ruas, alargando avenidas, construindo novos viadutos, veja aqui, por exemplo, os impactos causados pela construção da Terceira Perimetral em Porto Alegre, RS.

É preciso que as pessoas se dêem conta da importância (social, ambiental e de saúde) de se priorizar o tranporte público e coletivo, resgatando os espaços públicos abertos. É preciso que parem de acreditar nas mentiras das montadoras de que dizem que um carro vai facilitar sua vida. É preciso que as pessoas se dêem conta que se preocupar com o bem-estar coletivo, é se preocupar com o próprio bem-estar.

Menos carros nas ruas = mais espaço = menos congestionamento = menos tempo perdido = mais qualidade de vida.

Em tempo, um movimento interessante que trata da questão dos espaços públicos é o Reclaim the Streets.

Anúncios

One Comment on “A extinção do espaço público.”

  1. […] um texto que escrevi seis anos atrás no blog O Cético, mais verdade do que nunca com a duplicação da Avenida Edvaldo Pereira […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s