O mundo é de duas pessoas.

Ok, talvez seja um pouco de exagero. Mas nunca na história da humanidade tão poucas pessoas possuíram tantas riquezas. Nenhum pensador sério nega que, hoje em dia, as corporações são mais poderosas que muitos governos.

Esta semana, o Carrefour comprou a rede de hipermercados Atacadão. Anteriormente, a rede Carrefour já havia comprado no Brasil várias redes de supermercados como Planaltão, Roncetti, Mineirão, Rainha, Dallas e Continente e lucrou em 2006, R$12,6 bilhões em faturamento. E é agora o líder do setor no Brasil, tendo passado o Wal-Mart, que é o dono das marcas Nacional e Mercadorama, o Hipermercados Big, Maxxi Atacado, Wal-Mart Supercenter, SAM’S CLUB, Todo Dia e Bompreço.

Outro bom exemplo é a Coca-Cola, que recentemente adquiriu a tradicional fábrica de chás Matte Leão, além de já ter comprado a Suco Mais, os sucos Del Valle, Schweppes e os chocolates Cadbury, a fábrica de doces Adams, água mineral e guaranás Charrua e por aí vai. E no ramo das comunicações temos a Time-Warner e a Sony (Columbia Tri-Star, MGM e fabrica celulares junto com a Ericsson).

Não é difícil de acreditar (e é difícil não acreditar) que os grandes donos de ações da Coca-cola, digamos, não tenham também ações do Wal-Mart, ou até mesmo da Pepsi.

Se o mundo hoje não é de duas pessoas, logo vai ser.

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s