14 Motivos para você não ter (ou vender o seu) carro.

Muitos sonham em ter um carro. Tem gente que nem tem casa própria, mas tem um ou dois carros. A publicidade nos bombardeia com mensagens de que ter um automóvel é garantia de tranqüilidade e liberdade. Mas apesar da conveniência em ter um veículo sempre à sua disposição, ter um carro tem suas desvantagens, são elas:

1 – O grande número de carros infesta o ar com gases tóxicos, principalmente nas grandes cidades, causando inúmeras doenças respiratórias e até câncer.

2 – Os automóveis estão entre os principais responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa, chegando a emitir 40% dos gases de efeito estufa nas grandes cidades.

3 – Sem carro você vai caminhar mais, evitar o sedentarismo, ser mais saudável e reduzir seus riscos de doenças do coração e obesidade.

4 – O tempo que você passa dirigindo um carro é perdido. Ao andar de ônibus, trem ou metrô você pode aproveitar o tempo no trânsito para ler, estudar e escrever.

5 – Você vai perder peso.

6 – Ao andar de carro você se estressa com congestionamentos, motoristas imprudentes e irresponsáveis.

7 – A poluição sonora das cidades, que tem como um dos principais causadores o tráfego de veículos, pode causar insônia, estresse, depressão, perda de audição, agressividade, dores de cabeça, etc.

8 – Quando você sai à noite você fica preocupado em onde deixar seu carro, se ele está seguro, e a diversão acaba virando preocupação.

9 – Dezenas de milhares de pessoas morrem todo o ano em acidentes de carro. É a principal causa de morte entre jovens. Quantas pessoas que você conhece morreram assim?

10 – Você vai economizar uma grana em IPVA.

11 – Você vai economizar uma grana em seguro.

12 – Você vai economizar uma grana em gasolina.

13 – Você vai economizar uma grana em manutenção.

14 – Com o dinheiro que custa um carro (e mais o que você gasta com ele) você pode fazer um monte de coisas mais produtivas, como viajar mais.

10 Comentários on “14 Motivos para você não ter (ou vender o seu) carro.”

  1. minimus disse:

    afu o blog.

    e realmente.. pra q carro se o homem inventou a bicicleta e o tênis?

    abraço

  2. antônio xerxenesky disse:

    Eu penso em vender o meu carro pelo menos uma vez por dia.
    Mas um dos fatores “contrários” é preço abusivo da corrida de táxi aqui no país. Sair de noite de ônibus ainda é mais arriscado que de carro. De madrugada não passam ônibus. E o táxi, mesmo considerando IPVA, o seguro (que por sinal não tenho) e enfins, sai muito mais caro. E não possuir um carro inviabiliza “viagens” mais longas. Eu não poderia ir no aniversário de um amigo na Zona Sul, por exemplo. Quanto custaria o táxi?
    Sim, claro que andar de táxi ainda contribui com a poluição e etc. Estou pensando apenas nos argumentos “egoístas” de gastos financeiros heheh.

  3. antônio xerxenesky disse:

    Ah, e respondendo o minimus ali em cima, eu não sei andar de bicicleta, já caí inúmeras vezes tentando aprender e NÃO DEU. A coordenação necessária está além de minhas parcas habilidades motoras.

  4. Marcelo disse:

    Quantas vezes por ano teu amigo da zona sul faz aniversário?

  5. antônio xerxenesky disse:

    Excelente resposta, Marcelo.
    Mas por exemplo, antes quando eu namorava a Jéssica… ir até a casa dela era uma viagem de 2 horas de ônibus ou 20 minutos de carro. Nem sempre dá para se “gastar” 2 horas do dia.
    Por isso que agora que estou solteiro penso mais frequentemente em vender o carro.

  6. Vanessa disse:

    por isso que nem tenho carteira. Quando estou com pressa, pego um táxi. Quando posso, vou a pé ou de ônibus. E realmente, muitos livros são lidos durante os trajetos, sem me estressar com o trânsito que anda cada vez pior em Poa.

    Gostei do teu blog, Marshal. 🙂
    aparecerei mais vezes por aqui.

  7. Nessa disse:

    é isso aí! sozinha sempre andei de trem (metrô) e ônibus, por condições financeiras mesmo. não teria nem como pagar aulas pra tirar carteira (com 24 anos). táxi umas duas vezes na vida.
    ando de carro quando estou com minha mãe. ainda assim, é o um carro bem econômico e de segunda mão.

  8. Felipe disse:

    Olá Marcelo,
    Bem lendo este blog tomei a decisao de vender meu carro. Pagava uma fortuna só de prestação, coloquei no papel e vi quanto estou gastando. Gostaria de Compartilhar com vcs minha experiencia depois de 4 anos de carro.

    1-Ecomizando:

    -IPVA: 640,00 ano
    – Seguro: 7 x 233,00
    – Combustivel: 200,00 mes
    – Estacionamento predio: 80,00 mes
    – Estacionamento Trabalho: 75,00 mes
    – Manutenção: 600,00 ano.
    – Lavagem: 20,00 mes.
    – Estacionamentos gerais(shoping/bares/etc): 50,00 mes
    – Prestação financiamento: 600,00

    TOTAL MES: 15171,00 ano = R$1264,25

    2- Novos gastos:
    -Bus: 120,00
    -Taxi: 200,00
    TOTAL MES R$320,00

    TOTAL LIQUIDO=R$944,00

    PS: Sem risco de multas e Batidas.

    Entao, pensei: Como será que vou me sentir com 944 reias a mais na minha conta todo mes? oq sera q da pra comprar com isso? hehehe.

    Bem.. vendi o carro sexta feira (20 jun 2008). Praticamente dei o carro. Isso mesmo.. dei o carro..mudei o contrato do financiamento para uma terceiro.. Hj, segunda feira, minha semana começa sem carro.. foi ate tranquilo para ir pro trab.. senti um pouco a pantorrilha em uma caminhada de 10 min para a parada de onibus… mas no total levei 40 min.. em um percurso que fazia em 20 min…. acho que no final do mes vou gostar 🙂 mas ate agora..ainda estou me re adaptando. PS: atualmente moro em POA… até que ta tranquilo por aqui ate entao.. durante a semana escrevo como estou me saindo… e me ajudem a nao comprar outro CARRO! 😛

    Abraço,
    Felipe

  9. Marcelo disse:

    Que legal, Felipe, fico feliz em saber que tomaste uma decisao que pode fazer muita diferenca para a tua vida. Se sentiste uma dor na panturrilha de caminhar 10 minutos, e’ sinal de que estavas muito sedentario e caminhar um pouco diariamente vai fazer bem para ti.

    Tambem moro em POA e tambem vendi meu carro, ja faz alguns anos e nunca me arrependi. Ultimamente mandei arrumar minha bicicleta e descobri que e’ um modo de transporte bem rapido. Do centro ao Menino Deus, por exemplo, levo 20 minutos, ja se eu pegasse o T5, contando o tempo de espera, levaria em media, 35 minutos.

    Com esse dinheiro “sobrando” todo mes, voce pode considerar se mudar para um local mais perto do seu trabalho, desta forma gastaria menos tempo para chegar ao trabalho.

    Sucesso com a nova vida.

    Abracos.

  10. […] não ter (ou vender o seu) carro. Publicado em julho 15, 2010 por Marcelo Em 2007 publiquei esse texto no meu velho blog sob o título “14 motivos para não ter (ou vender o seu) carro” (que […]


Deixe um comentário

